quinta-feira, 20 de outubro de 2011

MITOS DO JEJUM (2)

MITO 2 - Comer refeições menores com mais freqüência irá controlar a fome.


Dada a importância de encontrar o padrão alimentar mais favorável para o controle do apetite e da fome, há uma escassez surpreendente de estudos sobre o tema.

O estudo mais citado (http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/10578205)

é aquele em que homens obesos foram alimentados com 33% de suas necessidades calóricas diárias ("pré-carga") em uma única refeição (grupo A), e em cinco refeições (grupo B), sendo permitido 5 horas depois comer a vontade, (ou seja, tanto quanto desejado).

A: Uma única refeição simples foi consumida. 5 horas depois, eles estavam livres para comer o quanto quisessem, estilo Buffet.

B: O mesmo que a configuração acima. No entanto, a única refeição foi agora dividida em cinco refeições menores, que eram consumidas a cada hora que antecediam a refeição (buffet).

Os resultados mostraram que os sujeitos do grupo "A" comeram 27% mais calorias quando receberam a refeição Buffet . A mesma configuração foi utilizada pelos pesquisadores mesmo em homens magros e mostraram resultados semelhantes (http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/10625522).

No entanto, após uma análise mais rigorosa está claro quão pouca aplicação no mundo real possuem esses resultados.

A macrocomposição da pré-carga foi de 70% carboidratos, 15% de gordura e 15%proteína, dado como macarrão, sorvete e suco de laranja. A situação criada foi altamente artificial e anormal. Quem se senta beliscando massas e sorvete, bebendo suco de laranja, a cada hora que conduz a uma refeição regular?

A última pesquisa, realizada (http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20339363)

sob condições que se assemelham mais a um cenário do mundo real, mostram um resultado oposto. Neste estudo, três refeições ricas em proteínas mostraram-se superior em termos de saciedade e controle do apetite, em relação a seis refeições ricas em proteínas. Você pode ler o meu resumo do estudo aqui: (http://www.leangains.com/2010/04/three-meals-superior-for-appetite.html.)

Não há dúvida de que a frequência das refeições é muito individual. No entanto, afirmações absolutas alegando que refeições menores e frequentes são superiores para a fome e controle do apetite não são verdadeiras e estão baseadas em estudos usando métodos que diferem muito dos padrões alimentares do mundo real. A pesquisa atual com um padrão alimentar normal e proteínas que estão mais perto do que pode ser visto em uma típica dieta não-retardada, sugere o controle do apetite superior ao comer refeições menores e maiores.

ORIGEM

Esse mito pode ter se originado a partir dos dados limitados de estudos sobre a frequência das refeições e controle do apetite. É provável também que é outro caso de confusão entre correlação X causalidade, a partir de estudos de freqüências de refeições e pesos superiores, se as pessoas que comem mais frequentemente, pesam menos, então deve significar que eles podem controlar melhor a sua fome, etc. Além do fato de sempre fazerem esses estudos direcionados com biotipos muito especificos de pessoas, como o grupo controle de idosos, obesos e ou sedentários. Gostaríamos de ver estudos feitos com atletas e suas diversas reações.