sábado, 12 de setembro de 2009

Dicionário Da Maromba

Pequeno dicionário da maromba para o pessoal que fica viajando quando vê siglas desconhecidas em artigos e discussões do pessoal mais experiente.






A


Ácido Lático (lactato) - Metabólito do sistema do ácido lático causador da fadiga e que resulta da desintegração incompleta da glicose (açúcar).

Ácido (Estado do PH-potencial de hidrogenio) - Íons positivamente carregados, ph é baixo e pobre em oxigenio.

Alcalino (Estado do PH-potencial de hidrogenio) - íons negativamente carregados, ph é elevado e rico em oxigenio.


Anabolismo - Conjunto de fenômenos bioquímicos que se processam no organismo vivo, destinados a regenerar, a partir de substâncias simples, a matéria viva que se gasta durante a fase catabólica do metabolismo, através das queimas respiratórias intracelulares. É por intermédio destas últimas que o organismo obtém a energia necessária ao seu funcionamento. Conhecido como anabolizar é o processo de somar músculos e definição extrema.


ATP (adenosina tri-fosfato): O ATP armazena energia celular para uso posterior. Essa energia armazenada poderá ser utilizada no transporte ativo de moléculas, síntese e secreção de substancias, locomoção e divisão celular e etc.


Ácidos Graxos: Fonte de energia para o nosso corpo.


Ácidos Graxos Essenciais (EFAS): São as “gorduras boas” que são essenciais para todas as células do nosso corpo, pois exercem funções essenciais para o organismo – incluindo a produção de energia, o aumento de metabolismo, o aumento do crescimento muscular, o transporte do oxigênio, o crescimento normal celular, além de proporcionar funções nervosas adequadas e participar da regulação hormonal.



B


Bioimpedância: Método para se avaliar a porcentagem de gordura corporal, em que se utiliza a condução de uma corrente elétrica. Essa condução é dada pela água e eletrólitos contidos na massa muscular. A partir disso é feita a medição da massa magra e da massa gorda, calculando-se, assim, a porcentagem de tecido gorduroso.



C



Caloria (KCAL): É uma medida usada para expressar o calor ou valor energético do alimento e da atividade física. É definida como o valor necessário para elevar a temperatura de 1 kg (1L) de água em graus centígrados de 14,5 15,5 graus. Assim sendo uma caloria é designada mais corretamente como kilocaloria (Kcal).


Catabolismo - Processo metabólico destrutivo, por meio do qual células do organismo transformam substâncias complexas em outras mais simples. É onde se perde massa muscular e se engorda, os atletas chamam de catabolizar.


Colesterol: Substância existente normalmente no sangue, no cérebro e em todos os outros tecidos do organismo, assim como na maior parte dos alimentos de origem animal.

O colesterol é precursor da preciosa Testosterona, sendo ele fundamental na alimentação, ao contrario do que alguns céticos imaginam.

Existe o bom colesterol HDL (Lipoproteínas de alta densidade) e o mal colesterol LDL (Lipoproteínas de baixa densidade).


Contração Concêntrica: O músculo se encurta e ocorre o movimento articular, é quando a tensão aumenta.


Contração Excêntrica: o músculo se torna mais longo quando aumenta a tensão. As fibras musculares dos músculos se alongam, havendo nesta fase a recuperação do exercício de resistência.


Cetose: É um estado metabólico onde o corpo transforma gordura em ácidos graxos e cetonas para ser a principal fonte de energia.



D


Dieta CKD: Abreviação de Cyclical Ketogenic Diet, consiste em dietas altas em proteína e gordura e baixas em carboidratos, para que o organismo entre em cetose, conta com alguns refeeds de carboidratos (12-48h dependendo da pessoa) em determinados dias para otimizar a re-síntese de glicogênio e promover liberação de hormônios anabólicos.


Dieta Anabólica ou Metabólica: Dieta criada pelo Dr Mauro Di Pasquale, que segue os parâmetros acima citados de dieta CKD, limitando a ingestão de carboidrato para menos de 30g por semana. Nos refeeds pode-se comer a vontade carboidratos de qualquer tipo.


Dieta Bodyopus: Dieta criada pelo falecido Daniel Duchaine, segue os princípios CKD, porém com um maior controle nos refeeds.


Dieta Ultimate (UD2): Dieta criada por Lyle Mcdonald, segue os princípios CKD, porém sugere uma quantidade maior de carboidratos durante a semana, e refeeds extremamente calóricos.


Dieta Atkins: Dr Robert Atkins foi o pioneiro em dietas cetogênicas voltadas para a saúde. Ele limita a ingestão de carboidratos para menos de 30g por dia e não utiliza refeeds de carboidratos. É uma dieta extremamente catabólica para atletas.



E


Endurance: é a capacidade de um músculo ou grupo muscular realizar contrações repetidas contra uma carga ligeira por um longo período de tempo.


Esteróides: Diversos compostos orgânicos derivados do ciclopentanoperi-drofenantreno, de papel importante nos processos metabólicos de nutrição e reprodução. Os principais são colesterol, hormônios sexuais, ácidos biliares, saponinas e vitamina D. (Pequno Dicionário Técnico da E.F. - Prof. Alaor Denicoli)


Ergometria: conhecido como teste de esforço(realizado em esteira ou em bike ergométrica) para medir o esforço físico e os efeitos fisiológicos do exercícios.

Especificidade: é o princípio que recomenda o treinamento exclusivo da parte do sistema ou do corpo que esteja recebendo a sobrecarga. A adaptação fisiológica será específica para esta parte do corpo.


Estresse: Todo e qualquer estímulo que quebre a homeostase (estado de equilíbrio orgânico) Tipos: físico, bioquímico e psíquico;


Esteróides Anabolizantes (EAS ou AS): Derivados sintéticos de hormônio masculino utilizados por atletas e praticantes de musculação para aumento de massa muscular e ou definição. Os mais comuns são: durateston, deposteron, deca durabolin, dianabol, boldenona, estanozolol, hemogenin, oxandrolona, trembolona, GH sintético e Insulina sintética.



F


Fadiga Muscular: Declínio da tensão muscular com a estimulação repetitiva. (JONATH, V, 1973)


Fibras Digestivas: Substâncias presentes em frutas, legumes, verduras e farelos de cereais que não são digeridas pelo tubo digestivo, auxiliando na formação de fezes de consistência normal.


Fibra Muscular: As células musculares (ou miócitos) são longas fibras - podem chegar a 30 cm de comprimento - que constituem os músculos. Para além do seu tamanho e forma, estas células têm ainda outra particularidade: são preenchidas por feixes longitudinais de miofibrilhas, responsáveis pela contracção muscular.

As fibras musculares podem ser agrupadas de acordo com o tipo de tecido que compõem: músculo esquelético, músculo liso e músculo cardíaco. As células do músculo cardíaco chamam-se “cardiomiócitos”.


Força Rápida: Capacidade de superar uma resistência externa ao movimento com elevada rapidez de contração


Força de Resistência: Capacidade de resistência à fadiga do organismo, em caso de performance de força de longa duração. (Weineck, 1998)


Força de Explosão: Compreende a capacidade que o sistema neuromuscular tem de superar resistências com a maior velocidade de contração possível(Weineck,1989).


Força relativa: É a força máxima que um atleta pode desenvolver em relação ao seu peso corporal.


Frequência cardíaca (FC): número de vezes que o coração bate ou completa um ciclo cardíaco em um minuto. A velocidade do coração é mais baixa quando está em repouso e aumenta quando o nível de atividade se intensifica.


Frutose: Tipo de açúcar encontrado no mel e nas frutas.



G



Ginástica Laboral: A prática de exercícios físicos, realizada coletivamente, durante a jornada
de trabalho, prescrito de acordo com a função exercida pelo trabalhador, tendo como finalidade à prevenção de doenças ocupacionais, promovendo o bem- estar individual por intermédio da consciência corporal: conhecer, respeitar, amar e estimular o seu próprio corpo (Lima, 2004).



H


Hiperplasia: É a proliferação excessiva de um tecido provocado pela multiplicação das suas células.


Hipertrofia Muscular: É quando o músculo aumenta de tamanho após um treinamento de musculação contra resistência. (Valdir J. Barbanti); É quando o músculo aumenta de tamanho em resposta ao treinamento de força. (Steven J. Fleck); Aumento da massa muscular tornando o músculo capaz de produzir mais força, em consequencia de atividade física.



I



Índice De Massa Corporal (IMC): Relação do peso (em quilogramas) sobre a altura (em metros) ao quadrado, que classifica o estado nutricional de uma população. IMC = kg/m²



L


Low Carb: Termo usado para se referir a dietas com baixa quantidade de carboidratos.



M


Macronutrientes: São nutrientes necessários ao organismo em maiores quantidades. São exemplos de macronutrientes os carboidratos, as proteínas e os lipídios. A unidade de medida é o grama.


Micronutrientes: Nutrientes necessários ao organismo em pequena quantidade. São exemplos de micronutrientes as vitaminas e os sais minerais. A unidade de medida é miligrama ou micrograma.


Metabolismo: Conjunto de reações químicas que realiza os processos de nutrição, ou seja, a quebra de nutrientes em partes para que sejam absorvidas pelo organismo e produzam energia.


Metabolismo Basal: Quantidade mínima de energia que o corpo gasta em repouso ou em estado de jejum para manter a temperatura corpórea, a respiração, a transpiração e a circulação.


Mialgia: dor muscular (polimialgia significa dor em vários músculos ou grupos musculares)


Músculo Agonista: músculo principal na execução de um movimento.


Músculo Antagonista: músculo que se opõe ao trabalho de um músculo agonista, para reduzir o potencial de ação.


Músculo Sinergista: músculo que atua no sentido de eliminar alguma ação indesejada do agonista.



O



Óleo de peixe ômega 3: Óleo de peixe contém uma poderosa forma de ácido graxo essencial chamada de ômega-3; uma gordura boa e saudável. Como a maioria das pessoas segue uma dieta deficiente em “gorduras boas”, um consumo maior de ômega-3 está sendo muito procurado por aqueles que procuram melhorar a saúde e a performance.

Óleo de linhaça (semente de linho – flaxseed): O óleo de semente de linho é um ácido graxo essencial que oferece vários benefícios para a saúde.


Óleo de fígado de bacalhau: Ótima fonte de ácidos graxos essenciais.



P


Pregas Cutâneas: Medidas feitas em algumas partes do corpo (barriga, costas, braço) verificadas com o auxílio de um aparelho tipo "pinça", chamado adipômetro, que quantifica a gordura corporal.


Pressão hidrostática - (Lei de Pascal), "afirma que a pressão do líquido é exercida igualmente sobre todas as áreas da superfície de um corpo imerso em repouso, a uma determinada profundidade".;


Pressão arterial: é a elevação crônica da pressão sistólica e/ou diastólica. (LUNA, 1989);é uma medida como a de altura e peso no entanto, quanto mais alta a pressão sangüínea, pior o prognóstico em termos de morbidade e mortalidade advinhas de sua complicações (KHOCHAR & WOODS, 1990).


Pressão sanguínea: força que o sangue exerce contra as paredes dos vasos sanguíneos. Dois números são obtidos, a pressão sistólica e a pressão diastólica, expressos normalmente como uma fração.

R


RML ( Resistência Muscular Localizada): É a capacidade do músculo de exercer tensão durante período de tempo, que pode ser constante ou variável, tentando manter o movimento por tempo prolongado ou fazendo muitas repetições ( Susan J. Male ).

Resistência: É a capacidade de resistir contra o cansaço físico e mental ao efetuar um esforço durante um tempo prolongado, mantendo os parâmetros dados de movimento; capacidade de recuperação rápida após um esforço. (Weineck, 1989; Grosser, 1988)


Resistência de força: Capacidade de se opor à fadiga no emprego repetido da força, isto é, realizar um esforço relativamente prolongado com emprego de força.



S


Sístole: contração ativa do músculo cardíaco. A contração ventricular empurra o sangue para as artérias.


Sobrecarga: é a aplicação de estresse ou demanda maior do que a normal sobre o sistema fisiológico, ou sobre algum órgão, que resulta em aumento da força ou da função dos mesmos.


Sobrecarga progressiva: é o aumento gradual e sistemático de tensão ou força aplicada sobre o sistema fisiológico, ou sobre um órgão a fim de evitar riscos de lesão ou de fadiga crônica.


Suplementação: é o termo utilizado para a ingestão de ergogênicos, ou seja, de produtos alimentares industrializados além da alimentação natural com o objetivo de satisfazer o organismo diante do desgaste imposto pelo treinamento e possível supercompensação pós- esforço.


Supercompensação: é uma resposta adaptativa ao esforço para que você avance ao próximo nível. Supercompensar é se tornar mais forte, mais rápido, mais ágil (dependendo do tipo de treinamento empregado).



T


Taquicardia: frequência cardíaca anormalmente rápida ou acelerada.


Termogênese: Energia necessária para se digerir, absorver e metabolizar nutrientes, provenientes do próprio alimento



V


VO2 máx : Potência aeróbica - É a maior taxa de consumo de O² que é possível de ser atingido durante o exercício máximo ou exaustivo (fonte: Jack Wilmore - 2001)